Ministro francês citou sucesso da segurança na capital francesa na primeira semana de competições e revela “entrega” à Justiça de indivíduos que poderiam cometer ataques
O ministro do Interior francês anunciou nesta sexta-feira (02) que foram realizadas 200 detenções em Paris desde o início dos Jogos Olímpicos e felicitou-se pelo “sucesso em termos de segurança”.
A atribuição a redução da criminalidade em torno dos locais olímpicos deu-se à “hiper presença” das forças policias nos arredores. Houve 200 detenções desde o início dos Jogos, além de mais de 700 medidas administrativas foram tomadas contra pessoas ligadas aos Jogos Olímpicos desde o início do ano”. Também foram feitas centenas de visitas domiciliárias.
O ministro reafirmou que não houve “ameaça clara” de ataque, nem foi detectado qualquer plano de “ataque organizado”. Mas a polícia entregou à justiça indivíduos que acreditavam que poderiam ter cometido um ataque.
As autoridades mobilizaram 35 mil policiais e guardas para as áreas olímpicas de Paris, além de 18 mil soldados da Operação Sentinela para prevenir ataques. Vários milhares de agentes da segurança privada também estão mobilizados.
Em dados divulgados em um relatório de segurança interna, de 22 a 29 de julho, Paris registrou uma grande queda dos índices criminais, à exceção de insultos contra agentes de segurança e furto nos arredores das arenas de competição.
Reprodução | OGLOBO