Durante a FUTURECOM, um dos mais importantes eventos de tecnologia da América Latina, realizado de 8 a 10 de outubro em São Paulo, especialistas do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) apresentaram as principais tendências tecnológicas para 2025.
Entre os destaques estão as aplicações avançadas de Inteligência Artificial (IA), Gêmeos Digitais, Internet das Coisas (IoT), e Robótica, especialmente no setor industrial. Também foram discutidas inovações em segurança cibernética e novas abordagens para prevenir e lidar com catástrofes.
Euclides Chuma, membro sênior do IEEE e pesquisador da Unicamp, falou sobre o papel da IA, automação e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) na prevenção e resolução de adversidades decorrentes de catástrofes. “Com a crescente ocorrência de eventos climáticos extremos, as tecnologias têm se tornado cruciais para o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas urbanas, industriais e ambientais, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explicou Chuma.
Esther Colombini, membro do IEEE e professora de Robótica e IA na Unicamp, enfatizou a importância de uma IA ética e inclusiva voltada para a sustentabilidade. “Com a crescente ocorrência de eventos climáticos extremos, as tecnologias têm se tornado cruciais para o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas urbanas, industriais e ambientais, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, comentou Colombini.
Cristiane Pimentel, membro sênior do IEEE e professora da UFRB, abordou a tecnologia Digital Twin (gêmeos digitais) e Inteligência Artificial na área da saúde. “São algumas das tecnologias que mais se destacarão na área da saúde, pois seus benefícios envolvem a melhoria de diversos procedimentos médicos; a redução de custos, o monitoramento e a prevenção de doenças”, afirma a especialista.
Marcos Simplicio, membro sênior do IEEE e professor da Poli-USP, discutiu os desafios de segurança cibernética em um mundo cada vez mais interconectado.
Rosa Correa, membro do IEEE e pesquisadora do Grupo de Robótica, Controle e Processos Minerais do Instituto Tecnológico Vale (ITV), abordou a importância de maiores investimentos na Indústria 4.0. Ela ressaltou como a robótica, a IA e o controle de automação estão otimizando os processos produtivos. Rosa também destacou o trabalho do IEEE em estabelecer padrões técnicos e melhores práticas em robótica e automação.
Medalha de Honra do IEEE
Durante o evento, o IEEE também anunciou o aumento do prêmio Medalha de Honra para US$ 2 milhões em 2025, tornando-se um dos maiores prêmios monetários globais em engenharia e tecnologia. “Ao aumentar significativamente o valor da Medal of Honor do IEEE, estamos destacando o impacto que esses inovadores têm na humanidade”, declarou Thomas M. Coughlin, presidente e CEO do IEEE em 2024.
Ele destacou que essa iniciativa reflete a missão do IEEE de desenvolver tecnologias para o benefício global.
Fonte: Salvador Notícia | Reprodução