Nos dias 13 e 14, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) organizou, no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), um treinamento para os vigilantes que atuam no hospital e nas unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF.
O curso abordou temas como inteligência emocional, postura operacional, controle emocional, uso progressivo da força, legislação sobre atendimento humanizado, manejo de conflitos e técnicas de imobilização.
Leandro Franco, chefe de segurança das UPAs e palestrante do curso, ressaltou a importância de capacitar os vigilantes que atuam em hospitais e UPAs, destacando o papel fundamental deles em situações de insatisfação dos usuários. O treinamento prepara os vigilantes para agir com segurança e respeito, tanto com pacientes quanto com funcionários.
O curso também atualizou os vigilantes sobre o uso progressivo da força e gestão de crises, conforme explicou Daniel Rabelo, chefe de segurança do HRSM. Ele afirmou que os 134 vigilantes do hospital participam de treinamentos semanais, onde são abordados casos recorrentes e a maneira adequada de tratar pacientes, incluindo aqueles com problemas psiquiátricos, sempre visando um atendimento humanizado.
Cerca de 450 vigilantes que prestam serviços para o IgesDF estão participando desse treinamento, divididos em quatro turmas, com sessões nos auditórios do Hospital de Base do DF e no HRSM. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação Corporativa, e, segundo seu chefe Érik Cardoso, o treinamento é essencial, já que os vigilantes são o primeiro ponto de contato com a população, reforçando a segurança física e patrimonial da instituição.
Fonte: Jornal de Brasília | Reprodução
https://jornaldebrasilia.com.br/brasilia/vigilantes-de-upas-e-do-hrsm-sao-capacitados-para-situacoes-de-conflitos-e-atendimento-humanizado