Agentes da Polícia Federal realizaram uma vistoria no estádio Edgar Proença, o Mangueirão (Belém/PA), durante a partida deste domingo (2/2). Seguindo as diretrizes do novo Estatuto da Segurança Privada, a fiscalização verifica se há um planejamento de segurança adequado para grandes eventos e se a execução da segurança privada está alinhada com esse plano.
Durante a inspeção, as empresas responsáveis pela segurança receberam orientações sobre o cumprimento das normas e a exigência de que os vigilantes possuam curso de extensão específico para eventos.
A PF acompanhou o monitoramento por câmeras no Centro de Controle e Comando do estádio e também contou com equipes móveis, que inspecionaram vigilantes atuando na revista pessoal após as catracas e na separação das torcidas, tanto na arquibancada quanto nas cadeiras.
A ação faz parte de um levantamento sobre a atual estrutura de segurança em eventos. Além das recomendações de adequação às normas, espera-se que essas medidas fortaleçam a segurança já no primeiro semestre. Com o início das fiscalizações rigorosas no segundo semestre, descumprimentos das exigências poderão resultar em autuações e multas.
Fonte: Gov.br | Reprodução
https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2025/02/pf-realiza-vistoria-na-seguranca-privada-do-estadio-mangueirao