A Guarda Civil Municipal (GCM) de Lençóis Paulista prendeu um homem portando uma arma de fogo sem registro e sem porte legal na noite de terça-feira (4), por volta das 21h20. Ele trabalhava como vigilante sem autorização em uma usina de energia solar em construção no distrito de Alfredo Guedes.
Os agentes foram acionados para atender a uma ocorrência de furto e encontraram L.L.F.O., de 22 anos, que relatou ter visto um suspeito tentando danificar a cerca e utilizando uma lanterna. Segundo ele, disparou para o alto para assustar o invasor, que fugiu.
Após buscas na área sem localizar suspeitos, a GCM verificou que o homem não possuía documentos de identificação, nem Carteira Nacional de Vigilante (CNV), obrigatória para a função. Além disso, ele não tinha o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), não estava vinculado a uma empresa de segurança e não possuía porte de arma.
A Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Bauru determinou que ele fosse conduzido para esclarecimentos. No entanto, o homem se trancou dentro de uma área cercada da usina e alegou não ter as chaves, pedindo que seu supervisor as levasse. A GCM aguardou cerca de 1h30 até sua chegada.
Quando o portão foi aberto, L.L.F.O. tentou fugir, mas foi contido e algemado. Após exame de corpo de delito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele foi levado à CPJ. Um revólver calibre 38 e munições foram apreendidos. Um boletim de ocorrência foi registrado e ele foi preso por disparo de arma de fogo, sendo liberado após pagar fiança de R$1,5 mil.
Fonte: Jornal O Eco | Reprodução
https://jornaloeco.com.br/policia/vigilante-armado-e-detido-sem-porte/