O Sindicato das Empresas de Segurança e Vigilância de Minas Gerais (Sindesp-MG) reforça a necessidade de contratar empresas legalizadas para garantir a segurança em eventos privados durante o Carnaval. Com a alta demanda nesta época, os organizadores devem se atentar às exigências legais.
Somente em Belo Horizonte, estão previstos 624 desfiles de blocos, um aumento de 7% em relação a 2024, com expectativa de até 6 milhões de foliões nas ruas.
O advogado do Sindesp-MG, José Costa, alerta que os organizadores devem contratar empresas certificadas pelo Ministério da Justiça para atuar no setor. Com a aprovação do Estatuto da Segurança Privada em setembro passado, novas regras foram estabelecidas para fiscalização e controle dos serviços de segurança em eventos.
A legislação determina que a atuação das empresas deve seguir princípios como dignidade da pessoa humana, proteção à vida e interesse público. No caso de grandes eventos, é obrigatório um planejamento detalhado, incluindo apresentação prévia de um projeto de segurança às autoridades, contendo estimativa de público, número de vigilantes e análise de riscos.
Fonte: Itatiaia | Reprodução
https://www.itatiaia.com.br/cidade-conecta/2025/02/13/eventos-privados-de-carnaval-sao-obrigados-a-ter-seguranca-especializada-diz-legislacao