Sistema foi implementado no município de Tatuí há mais de seis meses e já contribuiu com a captura de 21 procurados pela Justiça.
Um sistema de monitoramento eletrônico foi instalado há mais de seis meses em Tatuí (SP) e tem ajudado na investigações de crimes no município. A partir dele é possível fazer a leitura de placas de carros e identificar os veículos furtados, clonados ou envolvidos em alguma ação criminosa, e, assim, localizar e prender os suspeitos.
Com ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os monitores utilizados na Secretaria de Segurança Pública de Tatuí e na sede da Guarda Municipal (GCM) ficam ligados 24 horas por dia, enquanto o sistema é utilizado.
Conforme o secretário municipal de Segurança de Tatuí, coronel Miguel Ângelo de Campos, a Muralha Paulista é um projeto do Governo de SP. “A Prefeitura de Tatuí aderiu a esse programa, no qual foram instaladas câmeras de segurança e monitoramento em todas as entradas da cidade”, explica.
“Ou seja, todos veem quem entra e sai de Tatuí. É feita a leitura da placa dele [motorista] e vai para um banco de informações, onde consegue cruzar informações com outras cidades da nossa região”, reforça.
Ao todo, 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade ajudam no processo de identificação. Se um veículo suspeito tiver as informações incluídas no sistema por outra cidade que também utiliza a muralha digital, ou se, em algum momento, esse mesmo veículo passar por Tatuí, um alerta será emitido para a Guarda Municipal.
Desde que foi instalado o sistema, a GCM já capturou 21 condenados pela Justiça, criminosos, inclusive de outros estados, e até aqueles que estavam foragidos havia mais de 10 anos.
Fonte: G1 | Reprodução