A Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), está ampliando o monitoramento do entorno dos estádios da cidade durante os jogos de futebol. A previsão é que os times do Rio disputem na cidade 76 jogos até dezembro e cada um dos jogos contará com o auxílio de pelo menos um drone, justamente para reforçar o monitoramento.
“Sediar partidas do Brasileirão é uma honra para a cidade, a única do país a ter quatro grandes clubes na competição. Mas isso provoca reflexos na rotina das pessoas. O entorno do Maracanã possui características distintas para cada jogo. Por isso, o uso da tecnologia é indispensável para operar o monitoramento”, destaca o chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior.
Mais de 500 operadores, em turnos, monitoram a cidade diretamente do Centro de Operações e Resiliência, situado na Cidade Nova. Diante de um telão com 104 m², composto por 125 telas de 55 polegadas, o maior da América Latina, profissionais conseguem otimizar a resposta para eventuais ocorrências no entorno dos estádios.
Vale lembrar que, em dias de jogos, as câmeras da região do estádio que recebe a partida ganham destaque no telão do COR-Rio, o que aumenta ainda mais a atenção dos operadores.
Fonte: Centro de Operações Rio | Reprodução