A Lei 14.967/24 introduz o Serviço Autônomo de Aprendizagem (SAA), uma exigência que tem gerado debates entre empresários do setor.
Em conversas, percebo uma visão predominante de que o SAA representa apenas mais um custo, somando-se às diversas exigências da lei, como os cursos e atualizações bienais.
Muitos questionam a necessidade desse novo direito, considerando a já existente responsabilidade pela atualização periódica dos profissionais.
Raros são os que vislumbram no SAA uma oportunidade para capacitar suas equipes, obter vantagem competitiva e se destacar no novo cenário do mercado dos negócios na Nova Era da Segurança Privada.
O QUE É O NOVO DIREITO?
O art. 29 da Lei 14.967/24 e § 3°, enumera os direitos dos profissionais da segurança privada, destacando o inciso VII:
“serviço autônomo de aprendizagem e de assistência social, conforme regulamento”
Este direito, assim como os demais, devem ser custeados pelo empregador:
§1º “Os direitos previstos no caput deverão ser providenciados a expensas do empregador.”
SERVIÇO AUTÔNOMO DE APRENDIZAGEM
A definição do Serviço Autônomo de Aprendizagem encontra-se no Art. 88 da minuta do decreto, apresentada pela Polícia Federal ao Ministro da Justiça em 25 de março.
Atenção: a ausência do serviço autônomo de aprendizagem acarreta multa de R$ 5 mil a R$ 10 mil, conforme o Art. 66 da minuta do decreto.
Diz o art.88:
O direito dos profissionais de segurança privada relativo ao serviço autônomo de aprendizagem se refere à promoção de cursos e treinamentos pelo empregador voltados para o desenvolvimento humano e profissional, conforme atividades desenvolvidas e política interna da empresa, devendo ser diferentes daqueles de responsabilidade das escolas de formação (…)
Esse dispositivo legal determina que as empresas devem promover cursos e treinamentos para o desenvolvimento humano e profissional de seus colaboradores, alinhados com as atividades desenvolvidas e a política interna da empresa.
É crucial entender que o SAA não se limita a repetir os treinamentos básicos oferecidos pelas escolas de formação. Ele deve ir além, oferecendo um conteúdo complementar e personalizado que impulsione o crescimento dos profissionais e aprimore a qualidade dos serviços prestados.
A questão central é: O SAA é um fardo ou uma excelente ferramenta para o sucesso?
OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA X DESPESAS
Embora possa parecer um custo adicional, o SAA representa uma grande oportunidade para as empresas que souberem aproveitá-lo.
Ao investir na formação contínua de seus colaboradores, você estará:
- Aumentando a qualificação da sua equipe, garantindo a entrega dos serviços com maior qualidade, aumentando a satisfação dos clientes.
- Reduzindo a rotatividade e atraindo os melhores profissionais. Lembre que colaboradores que se sentem valorizados e investidos pela empresa tendem a permanecer mais tempo na equipe.
- Melhorando a sua imagem. Uma empresa que investe em seus colaboradores transmite uma imagem de profissionalismo e responsabilidade.
- Garantindo a conformidade com a lei e evitando as severas multas por descumprimento da lei.
DESAFIOS E SOLUÇÕES
O principal desafio para os empresários é encontrar tempo e recursos para implementar o SAA de forma eficaz.
Uma solução é buscar plataformas de treinamento online que ofereçam conteúdos personalizados e flexíveis, como o Portal Nova Era da Segurança Privada que ofereço como bônus na MENTORIA LEGALIZA PRO 10X.
O SAA não é apenas uma obrigação legal, mas sim um investimento estratégico para poder impulsionar o sucesso da sua empresa no concorrido mercado da segurança privada, que exige que o seu time seja competitivo para poder estar à frente dos seus concorrentes.
E aí, qual a sua interpretação deste direito e desta obrigação?
Quer saber mais sobre nossa oferta quanto ao SAA – Serviço Autônomo de Aprendizagem, que tem um preço especial para você que deseja sair na frente e ter um time competitivo? Entre em contato com a minha equipe no link abaixo e saiba como otimizar os seus serviços!
Por Pedrosa Mentoria