A futura Associação dos Vigilantes do Alto Tietê sugeriu esta semana a presença de vigilantes em creches do município.
A entidade, que terá sede em Suzano e conta com 30 trabalhadores, tem como principal bandeira a luta pela aposentadoria especial da categoria. Como ação inicial, organiza uma petição pública para levar a demanda ao governo federal.
Entre os planos para 2025, a associação pretende viabilizar a presença de vigilantes em escolas e creches da região. O idealizador do projeto, Edson Reis, conhecido como Edinho Guerreiro de Fé, quer envolver a população na iniciativa. “Penso em construir esse projeto em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Segurança da cidade e com a população, principalmente os pais e os educadores.”, afirmou.
Com 26 anos de experiência na área, Edinho relembra momentos marcantes da profissão, como a participação na greve dos vigilantes em 2008, em São Paulo, que resultou em conquistas importantes, incluindo o vale-alimentação da categoria.
Outra ação promovida pelo coletivo é a valorização do Dia do Vigilante, celebrado em 20 de junho. “Desde que entrei na profissão, sempre procurei lutar pelos direitos trabalhistas e da categoria”, destacou.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos vigilantes, segundo Edinho, é a carga horária extensa. “Nossa escala de serviço é de 12 horas. Essa implementação fez o piso salarial cair muito. Por causa disso, 80% dos vigilantes trabalham em duas empresas, o que dificulta organizar e reunir os trabalhadores”..
A associação segue ampliando sua base, buscando reunir mais trabalhadores da região do Alto Tietê para fortalecer a luta dos vigilantes.
Fonte: Diário de Suzano | Reprodução
https://www.diariodesuzano.com.br/cidades/prestes-a-ser-criada-associacao-sugere-vigilantes-em-creches/83137/