Prévia do Plano será apresentada nesta terça-feira (30), na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Nesta segunda-feira (29), foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Ele será entregue nesta terça-feira (30), durante a abertura a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação destacou que durante quatro meses foi feito um esforço de elaboração para a construção do plano. “Foi um processo muito participativo, com mais de 300 pessoas, muitas oficinas, conversas bilaterais com a iniciativa privada, especialistas, sociedade civil organizada, para que o Brasil possa garantir sua autonomia, sua soberania”, ressaltou a ministra.
O plano aprovado tem entre os objetivos equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada com alta capacidade de processamento, incluindo um dos cinco computadores mais potentes do mundo, alimentada por energias renováveis.
Um dos pontos a se destacar é o intuito de desenvolver modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que abarcam nossas características culturais, sociais e linguísticas, promovendo a liderança global do Brasil em IA por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e ações estratégicas de colaboração internacional.
“Este é um debate estratégico e que impacta diretamente no mundo e no Brasil as cadeias econômicas, porque ao mesmo tempo que a inteligência artificial tem riscos, ela traz muitas oportunidades”, conclui a ministra.
As recomendações da proposta do Plano estão divididas em cinco eixos, com destaque para a Infraestrutura e Desenvolvimento de IA, a Inteligência Artificial para a melhoria do Serviço Público e para a Inovação Empresarial.
Reprodução | GOV.BR