Na madrugada deste domingo, o campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Capão do Leão, foi alvo de uma invasão criminosa. Segundo o boletim de ocorrência, a ação ocorreu por volta das 3h30, quando três homens armados renderam vigilantes da universidade e da Estação Terras Baixas, pertencente à Embrapa Clima Temperado, localizada ao lado do campus.
O ataque começou no posto do assentamento, onde o primeiro vigilante foi rendido. Em seguida, os criminosos abordaram outros dois vigilantes em guaritas diferentes. Na guarita próxima à ponte, um dos vigilantes foi rendido, e os assaltantes roubaram seu carro. Enquanto um dos suspeitos permaneceu na ponte com três reféns, os outros dois seguiram com um dos vigilantes no veículo roubado.
No próximo posto, outro vigilante foi rendido. Ao tentar fazer o mesmo com o profissional da Embrapa, houve reação: ele disparou três vezes, e os criminosos responderam com quatro tiros, que atingiram a porta da guarita. Apesar do confronto, ninguém ficou ferido. Após a troca de tiros, os bandidos fugiram em direção à Palma, libertando os reféns na ponte e recolhendo o terceiro integrante do grupo.
Durante a fuga, o veículo tombou a cerca de três quilômetros da ponte de Palma, sendo abandonado no local. Os assaltantes então fugiram na motocicleta de um dos vigilantes, possivelmente utilizando a BR para escapar.
Os criminosos, encapuzados e armados com revólveres, roubaram cinco armas e coletes balísticos, além da motocicleta. As armas e os coletes foram descartados durante a fuga. A Polícia Federal está investigando o caso. Em nota oficial, a UFPel confirmou o ocorrido, reforçando seu compromisso com a segurança de alunos, servidores e a comunidade, além de assegurar que continuará acompanhando os desdobramentos. A Embrapa Clima Temperado não se pronunciou.
Fonte: Correio do Povo | Reprodução
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADcia/criminosos-invadem-ufpel-e-trocam-tiros-com-vigilantes-1.1567950