As forças de segurança do Distrito Federal organizam uma simulação de resposta a ataques contra veículos blindados de transporte de valores. O treinamento ocorrerá às 21h desta quinta-feira (19/9), no Trecho 4, conjunto B 8, no Guará.
A operação contará com a participação de todas as forças de segurança do DF e visa integrar as corporações no combate a crimes na região.
Em todo o país, ataques de criminosos a carros-fortes para roubo de grandes quantias têm se tornado frequentes. Há uma semana, assaltantes deixaram cinco pessoas feridas durante um ataque desse tipo em Franca, no interior de São Paulo. O motorista do carro-forte, o policial militar Márcio Ribeiro Carcará, faleceu no dia seguinte.
Uma quadrilha fortemente armada perseguiu e trocou tiros com os vigilantes do veículo e com policiais durante a fuga, causando pânico entre os motoristas que passavam pela área.
Em junho, dez pessoas planejaram um roubo a um carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul/RS, usando veículos caracterizados como da Polícia Federal (PF). Um policial morreu após troca de tiros com os assaltantes.
Nesta semana, a PF revelou detalhes de como o Primeiro Comando da Capital (PCC) estruturou e financiou a tentativa de um grande assalto a uma transportadora de valores em abril do ano passado, em Confresa, Mato Grosso. A operação resultou em um grande prejuízo financeiro para a facção, que havia investido R$3,4 milhões na ação.
O assalto, ocorrido em 9 de abril de 2023, foi um fracasso, deixando um prejuízo milionário para o PCC e um saldo de 18 mortos, todos membros da facção. As investigações apontaram Ronildo Alves dos Santos, conhecido como Mickey, como o responsável por recrutar e organizar o grupo que planejava roubar R$30 milhões da empresa.
Fonte: Metrópoles | Reprodução