A Polícia Federal realizou, na terça-feira (14), uma reunião com órgãos de segurança para discutir a implementação das mudanças previstas no novo Estatuto da Segurança Privada, vigente desde setembro de 2024. Entre as novas responsabilidades, a PF fiscalizará a existência de planejamentos prévios de segurança para eventos em estádios e verificará se as atividades de segurança privada estão sendo executadas conforme o planejado.
Participaram do encontro, realizado na Superintendência da PF, o delegado regional executivo Marco Smith e a chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp), além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (Segup), Clube do Remo e do Estádio Mangueirão.
A PF solicitou à Polícia Militar, que emite os pareceres técnicos sobre os planos de segurança, que informe a quantidade mínima de vigilantes necessária para cada evento. Esse número será fiscalizado pela PF, em conformidade com o novo estatuto.
No primeiro semestre de 2025, serão realizados ajustes e orientações sobre as novas regras. A partir do segundo semestre, irregularidades identificadas poderão resultar em autuações e multas. Profissionais de “apoio” ou “orientação” continuarão permitidos, mas não poderão realizar funções exclusivas de vigilantes, como revistas pessoais.Além das mudanças do estatuto, permanece em vigor a DF/PF nº 18.045, de abril de 2023, que exige que a PF seja informada com, no mínimo, 24 horas de antecedência sobre eventos que contarão com segurança privada. As informações devem incluir nomes e registros dos vigilantes contratados, que precisam ter curso de extensão em eventos sociais, além da estimativa de público.
Fonte: GE | Reprodução
https://ge.globo.com/pa/noticia/2025/01/14/pf-ira-fiscalizar-existencia-do-planejamento-seguranca-de-grandes-eventos-em-estadios-do-para.ghtml