A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (19/3), duas reuniões para debater a segurança privada em grandes eventos na capital paraense. Os encontros reuniram líderes religiosos, organizadores de shows, representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública (Segup), abordando as exigências legais para garantir a proteção do público.
As reuniões ocorreram na Superintendência Regional da PF em Belém. No encontro com o vigário geral da Arquidiocese e representantes de igrejas evangélicas, foi reforçada a necessidade de contratar empresas de segurança credenciadas pela PF, com projetos de segurança aprovados para eventos de grande porte. A mesma exigência foi destacada na reunião com organizadores de eventos e shows.
A PF já tem atuado na fiscalização de eventos esportivos, garantindo presença policial em grandes jogos de futebol no Estado.
Bombeiros
Na semana anterior, a PF se reuniu com representantes do Sindicato dos Bombeiros Civis do Pará (SINDBCPA) para discutir a atuação da categoria na segurança de grandes eventos. O foco foi o cumprimento das normas de segurança privada, incluindo a obrigatoriedade da presença de bombeiros civis. O sindicato destacou aspectos legais que reforçam a importância desses profissionais na organização de eventos.
A Polícia Federal segue fiscalizando a segurança privada para garantir o cumprimento das normas. O tema ganha ainda mais relevância com a realização da COP 30, em 2025, em Belém, evento que exigirá um alto nível de organização e segurança para autoridades e participantes.
Fonte: O Liberal | Reprodução
https://www.oliberal.com/policia/seguranca-privada-e-pauta-em-reuniao-da-pf-com-lideres-religiosos-e-empresas-de-eventos-em-belem-1.932066