O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), modificou uma legislação municipal no fim de abril para autorizar a designação de seguranças pessoais para ele, seus familiares e a vice-prefeita. A medida permite que agentes estaduais — como policiais militares, civis e bombeiros — atuem na proteção direta do chefe do Executivo, de sua esposa (vereadora da capital), de parentes em linha reta de primeiro grau e da vice-prefeita.
A norma anterior previa apenas o pagamento de uma verba indenizatória para esses profissionais quando atuassem em funções municipais, via convênio com o Governo do Estado. Com a alteração, os agentes poderão ser lotados na Secretaria Municipal de Segurança Pública, integrando o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para cumprir até oito horas diárias ou 120 horas mensais nessa função.
Na justificativa apresentada, Brunini argumenta que a mudança fortalece a sensação de segurança da população e do próprio gabinete do Executivo, responsável por sua proteção e de sua família.
Fonte: Estado de Minas | Reprodução
https://www.em.com.br/politica/platobr/2025/05/7144942-prefeito-de-cuiaba-muda-lei-para-criar-seguranca-particular-para-ele-e-para-familia.html