O Sindicato dos Bancários de São Paulo realizou uma manifestação em uma nova agência do Banco do Brasil, localizada na zona sul da capital, que opera sem vigilantes. A ausência de segurança descumpre um acordo firmado na última Campanha Nacional dos Bancários. Para preservar a segurança de funcionários e clientes, o endereço da unidade não foi divulgado.
A agência, inaugurada na segunda-feira (2), segue o modelo “Loja BB”, sem atendimento em caixas e sem vigilantes, justificando a ausência por não lidar com numerário. No entanto, a unidade possui caixas eletrônicos e está sujeita a crimes como roubo de celulares e computadores, além de possíveis agressões contra funcionários.
Descumprimento de acordo
De acordo com o Sindicato, o Banco do Brasil informou que não haverá vigilantes na unidade até o final do ano, alegando que a legislação não exige segurança para agências que não manipulam dinheiro. No entanto, o Sindicato lembra que, durante a Campanha Nacional dos Bancários 2024, o banco comprometeu-se a garantir vigilantes até mesmo em agências sem numerário, mas alegou falta de previsão orçamentária para essa medida.
“O banco teve lucros bilionários, mas não garante segurança mínima para funcionários e clientes. Isso é inaceitável”, criticou Antonio Netto, dirigente do Sindicato e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil.
Ausência de atendimento presencial
Além da falta de vigilantes, a unidade também não oferece atendimento presencial por meio de caixas. O Sindicato cobra a implementação desse serviço, especialmente em regiões como Capão Redondo, que carecem de agências do banco público.
“O atendimento presencial atrairia mais clientes e atenderia melhor a população mais vulnerável, que depende desse suporte”, concluiu Netto.
Fonte: SP Bancários | Reprodução
https://spbancarios.com.br/12/2024/banco-do-brasil-agencia-sem-vigilante-protesto-sindicato