A recente falta de fiscalização em eventos de grande porte no estado de Sergipe tem gerado preocupação entre os profissionais da segurança privada. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um representante do setor questiona a regularidade da segurança no evento ‘Eita Lucas!’, game show que será transmitido em breve na TV aberta.
O pronunciamento cobra do governador Fábio Mitidieri uma posição sobre a contratação de segurança clandestina, prática que desvaloriza os profissionais regulamentados e que investem constantemente em treinamento e atualização. É dever da Polícia Federal fiscalizar e certificar que a segurança privada de um evento esteja dentro da legalidade, segundo o Estatuto da Segurança Privada, que inclusive, teve participação ativa de um senador sergipano na sua relatoria.
Informações obtidas indicam que a equipe de segurança do evento contava com poucos vigilantes para um público de até 1000 pessoas, um número insuficiente para garantir a segurança adequada. Além disso, há relatos de que alguns dos agentes que atuavam na segurança eram policiais, configurando irregularidade na prestação do serviço.
A falta de fiscalização adequada é um problema recorrente no setor e pode comprometer a segurança do público e dos eventos. O apelo também se estende às empresas organizadoras e produtores de eventos para que sigam as normas estabelecidas e evitem contratar serviços irregulares. A presença de profissionais sem a devida regulamentação pode resultar em riscos elevados, tanto para os participantes quanto para os próprios trabalhadores do evento.
Profissionais de segurança privada reforçam a necessidade de valorização da categoria, pois a segurança é um dos principais pilares para a realização de eventos de grande porte. O caso levanta a questão sobre o compromisso das autoridades e organizadores com a legalidade e a qualidade dos serviços prestados, além da importância de garantir que a segurança privada seja desempenhada exclusivamente por profissionais capacitados e devidamente registrados.
Revista SSP