O Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) trouxe uma mudança importante no órgão responsável por coordenar a segurança privada no país. O delegado Cristiano Jomar Costa Campidelli foi dispensado da função de Coordenador-Geral de Controle de Serviços e Produtos da Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal. A decisão consta na Portaria SE/MJSP nº 530.
No lugar de Campidelli, assume o delegado Cairo Costa Duarte, conforme Portaria SE/MJSP nº 531, assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto.
A Coordenação-Geral de Controle de Serviços e Produtos (CGCSP) é o núcleo da Polícia Federal responsável pela regulamentação e fiscalização da segurança privada no país — incluindo empresas, cursos de formação, escoltas armadas, transporte de valores, vigilância em eventos e controle de armamentos e produtos controlados.
Segurança privada em compasso de espera
A mudança acontece em um momento decisivo: o setor aguarda a publicação do decreto regulamentador da Lei 14.967/24, sancionada em setembro do ano passado, que atualiza o marco legal da segurança privada. A troca de comando, neste momento, deve adiar ainda mais esse processo, reforçando o cenário de incertezas e paralisia vivido por profissionais, empresas e escolas de formação.
O tema, inclusive, é abordado em profundidade na nova edição da Revista SSP, que traz como chamada de capa: “Segurança Privada em Pausa”. A publicação analisa os impactos da espera pela regulamentação, o papel da Polícia Federal na fiscalização da atividade e os desafios para a formalização do setor diante da clandestinidade crescente.
A Revista SSP segue acompanhando os bastidores da nova gestão e os desdobramentos que essa troca trará para a segurança privada no país.
Agradecemos ao delegado Cristiano Campidelli pela parceria e contribuição nas edições em que participou. Desejamos sucesso nos novos caminhos.
Por Editorial