Uma vigilante que atua no Terminal Rodoviário Urbano de São José do Rio Preto (SP) denunciou à polícia ter sido vítima de racismo nesta sexta-feira (29). Ela relatou ter sido chamada de “macaca” por uma mulher que estava no local.
A Guarda Civil Municipal foi acionada após a vigilante abordar a mulher, que aparentava estar em situação de rua, por pedir dinheiro de forma constrangedora aos passageiros. Segundo o boletim de ocorrência, a suspeita reagiu à advertência com a ofensa racial.
De acordo com o registro policial, a mulher também consumia bebida alcoólica, algo proibido pelas normas do terminal. Quando os guardas chegaram, ela ficou agressiva, exigindo reforço para sua retirada.
Em depoimento, a suspeita admitiu ter ofendido a vigilante, alegando que agiu por impulso após ser derrubada. Um colega de trabalho da vítima confirmou ter ouvido a ofensa e relatou que foi necessário conter o comportamento agressivo da mulher.
A Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) informou que orientou a funcionária a registrar o boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso.
O incidente foi registrado na Central de Flagrantes como preconceito de raça ou cor, além de lesão corporal.
Fonte: G1 | Reprodução
https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2024/11/30/vigilante-denuncia-ataque-de-racismo-em-terminal-urbano-de-rio-preto.ghtml