Na manhã da última sexta-feira (09/05), centenas de vigilantes e profissionais da segurança privada se reuniram mais uma vez na Avenida Paulista, em frente ao MASP, em São Paulo, para protestar pelo voto, do Ministro Kássio Nunes Marques, para o Tema 1209 do STF — que na prática tem dificultado ou inviabilizado o acesso à aposentadoria especial para categorias expostas à periculosidade.
Com faixas e palavras de ordem, os manifestantes exigiram a retomada da aposentadoria especial para vigilantes e demais profissionais expostos à periculosidade. O protesto foi organizado de forma independente por lideranças da base e grupos regionais, e contou com o apoio da campanha #1209TrêsAnosNão, que denuncia os impactos do não julgamento do Tema 1209 no Supremo Tribunal Federal, e tira esse direito histórico da categoria.
A manifestação contou com a participação de sindicatos e profissionais autônomos, que vieram de diversas regiões do estado e até de outros estados. A mobilização tem ganhado força nas redes sociais e nos grupos da categoria, ampliando o engajamento nacional.
Por que o Tema 1209 preocupa?
O Tema 1209 do Supremo Tribunal Federal fixou um entendimento que, segundo especialistas, dificultou a comprovação da periculosidade como critério para aposentadoria especial, mesmo em atividades de risco constante, como a dos vigilantes armados e desarmados. Desde então, diversos pedidos foram negados administrativamente e judicialmente.
A luta continua!
Os organizadores prometem seguir pressionando e articulando novas ações até que a aposentadoria especial dos profissionais da segurança seja reconhecida de forma justa e definitiva.
E a mobilização segue crescendo: a próxima grande manifestação já está marcada para o dia 30 de maio, com protestos em todo o Brasil — e com concentração principal em Brasília, convocada pelo deputado distrital Chico Vigilante.
Por Editorial
2 Ver comentários
O tema 1209 ja e um direito nosso foi aprovado mas o inss recorreu estamos 3 anos e o juiz nunes marques não colocou em pauta, estou na ativa seguindo mais com sequelas.
Aprovação já do tema 1209,